O mundo VUCA do nosso novo mundo!

Vivemos a era do complexo, incerto, volátil e ambíguo. Vivemos no mundo vuca!
Um termo que ganhou bastante destaque atualmente é o mundo VUCA (sigla em inglês para volátil, incerto, complexo e ambíguo). O uso dessa sigla começou no final dos anos 90 pelos militares americanos para tratar das ferramentas e métodos necessários para fazer frente a um ambiente extremamente agressivo e desafiador. Atualmente o termo voltou a ser falado após as mudanças e incertezas que o mundo passou devido a pandemia do Covid-19. Entre os exemplos de mudanças recentes estão: trabalho em home office, adaptação das empresas nos comércios eletrônicos, etc.
Hoje, o Líder Ágil e qualquer outra pessoa que não exerça cargo de liderança é contratado e remunerado por sua história de superações, aprendizados e conquistas. Por sua capacidade obtém resultados por meio do trabalho em conjunto com sua equipe e com os clientes e pela alavancagem das competências e dos resultados das outras pessoas.
Vivemos a era do complexo, incerto, volátil e ambíguo.

A volatilidade surge da velocidade das mudanças no mundo empresarial. São inúmeros exemplos de empresas que surgiram e mudaram totalmente o mercado do qual fazem parte. Isso significa que é preciso que os negócios tenham um mindset ágil, de contornar estas mudanças e estarem preparados para elas.
Já a incerteza surge da própria volatilidade. Se tudo muda o tempo todo, fica cada vez mais difícil prever os resultados futuros, mesmo quando existem muitos dados à disposição. Por mais que pareça certo, nunca se sabe as mudanças que podem surgir.
A próxima característica é a complexidade, que surge por conta da conectividade e interdependência de todos os fatores, criando uma teia de aranha extremamente complexa. Uma única ação, pode ter enormes consequências.
Por fim, a ambiguidade significa que é difícil se planejar, por conta de uma falta de clareza e uma relação direta entre certas características.
E como lidar com esse novo mundo?
Como se posicionar?
Como se reinventar?
De que maneira podemos ser melhores e mais capacitados mentalmente para enfrentar e conseguir entregar resultados?
Porque são esses “Resultados” que nos certificam e garantem que estamos no caminho da melhoria contínua.
Trouxemos algumas sugestões para você usar, aplicar, e se preparar para esse futuro que é agora:
- Desenvolver uma visão estratégica. A visão estratégica abrange as seguintes competências: foco, crença e alinhamento da visão a ser compartilhada;
- Construir o pensamento crítico;
- Criar estratégias deliberadas;
- Utilizar uma comunicação transparente;
- Manter o aprendizado constante.
Em resumo, podemos entender que o pensamento linear, quadrado, perfeccionista e altamente detalhado não cabe em muitos dos cenários que vivemos hoje. E quando olhamos para o futuro a tendência é que isso aumente mais ainda.
Deixe seu comentário ou relato como está seu novo normal.
Compartilhe em sua rede social:
GISLAINE RUARO. Psicóloga, Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Equipes pela Unoesc. Perita em Avaliação Psicológica no Trânsito pela UFSC. Master em PNL pelo Instituto Richard Bandler. Coach de Carreira pelo IBC. Treinadora em Programas de Inteligência Emocional e Business Partner há mais de 15 anos no ramo de transporte, logística, saúde e alimentos.