Reunião de Resultados: você investe ou perde tempo com isso?

Nas médias e grandes empresas geralmente ocorre a famosa reunião de resultados. É uma apresentação formal geralmente uma vez por mês para prestar contas do desempenho do negócio. São demonstrados os indicadores e o atingimento das metas estratégicas.
Nesta reunião é importante ter a presença da diretoria executiva ou responsável pela empresa, seja investidor, proprietário ou mesmo as partes interessadas.
Basicamente são apresentados o resumo das ações executadas no último mês, os resultados em si e as novas ações planejadas a serem executadas.
Ou seja, o objetivo da reunião é saber como foi, (olhar para trás), e direcionar para que a empresa atinja seu planejamento (olhar para frente).
Algumas dicas que julgamos importantes para melhorar a sua reunião de resultados:
- É bom fazer uma reunião iniciando com um Resumo Executivo de no máximo uma folha ou slide, a fim de dar visibilidade ampla, no qual devem-se citar os pontos positivos, pontos negativos, pontos de atenção e ações em andamento.
- Ao iniciar a apresentação dos dados e indicadores, organize para uma ordem cronológica e lógica dos dados, sempre do mais amplo para o mais específico.
- Tome cuidado com o conteúdo visual, não exagerando mas também não deixando de apresentar gráficos e imagens que representam a tendência do indicador ou o resultado do indicador. Seja objetivo e claro.
- Estude os conteúdos, se aprofunde e procure dominar o tema, conhecer o negócio e conhecer os indicadores. Indicadores críticos devem ser estratificadas sob vários ângulos.
- Tenha conhecimento da meta e da curva de captura da meta, porque é importante medir o quanto falta e quais as ações para atingir a meta. Mensurar em números é melhor ainda, quando possível.
- Envolva a equipe, a meta não é construída e atingida apenas por um responsável, são as pessoas do time que fazem acontecer, na pratica, então, compartilhe as responsabilidades envolvendo todos.
- Conheça bem qual é o público interessado, diretoria, investidores, equipe interna. Isso vai influencias muito na composição do seu material que deverá ser compreendido por todos, sem dúvidas.
- Utilize a tecnologia a seu favor, produza slides objetivos, não exagere, mas não perca a chance de causar impacto com um gráfico bem elaborado.
- Atente-se para o tempo da sua reunião de resultados. O ideal é não ultrapassar 40 minutos. Controle o tempo. Reuniões longas se tornarão cansativas e você perderá a atenção do seu público.
Os resultados são diferentes de empresa para empresa então é necessário conhecer e estar alinhado com o planejamento estratégico para dar importância ao que é importante.
E deixe os assuntos gerais e polêmicos para o final, sem perder o foco. O mais importante deve ganhar sua atenção no início da reunião.
Organize os assuntos gerais em no máximo quatro quadrantes preferencialmente um para cada área. Cada departamento terá sua oportunidade para fazer suas breves considerações.
Torne a sua reunião de resultados um momento agradável e não um momento de stress todo mês.
Queremos que você melhore sua reunião de resultados e por isso estamos à sua disposição para ajudá-lo.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse assunto para aumentar sua performance no seu modelo de gestão. Somos uma equipe especializada no setor e temos vivência sobre modelos de gestão, sabendo o que funciona e o que não funciona na prática.
E então, você investe ou perde tempo em sua reunião de resultados?
Comente aí a sua opinião, compartilhe sua experiência.
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LEANDRO BONAFIN. Especialista em Controladoria e Finanças pelo Mackenzie de São Paulo. Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Oswaldo Cruz. Especialização em Marketing e Gestão da Tecnologia e Internet. Formação Técnica e Bacharelado em Contabilidade. Vivência em gestão e finanças como Assessor. Experiência como Controller em empresa de logística e transporte.